Você já experimentou crumble? Descubra tudo sobre essa deliciosa sobremesa!

Compartilhe:

No blog de hoje nós vamos te ensinar a preparar um clássico e delicioso crumble de maçã, uma receita fácil, leve e saborosa. Mas não é só de maçã que ele é recheado não, pois esse prato tem muitas variedades, além de muita história para contar. Você sabe com o que essa sobremesa cai super bem? Consegue imaginar de onde, como e porquê ela surgiu? É isso que nós também vamos contar neste Clube Gourmet especial! Ah, e ainda tem um tutorial ensinando o passo a passo completo para te ajudar, logo abaixo.

Para preparar a receita, você vai precisar de:

Para o recheio:

4 maçãs gala, dessecadas e picadas;
50 gramas de uvas-passas brancas;
1 colher (sopa) de manteiga;
50 ml de vinho branco;
4 colheres (sopa) de açúcar demerara;
Canela em pó a gosto;

Para a cobertura:

80 gramas de manteiga sem sal;
80 gramas de farinha de trigo;
80 gramas de farinha de aveia;
80 gramas de açúcar demerara;
1 pitada de sal;

Modo de preparo:

Misture em um refratário, – lembrando que esse poderá ser também o refratário onde será servido o prato, simplificando o processo – as maçãs, as uvas-passas, o vinho branco e a manteiga. Em seguida, para dessecá-las, leve tudo ao microondas por 2 minutos, retire, acrescente o açúcar misturando suavemente e polvilhe a canela.

Misture a manteiga, o açúcar, a farinha de trigo, a aveia e o sal, e então cubra o recheio com a farofa que se formará com a combinação.

Por último, leve ao forno elétrico Fischer a 200 graus por 20 minutos e depois por mais 10 minutos na função dourador, para deixar a cobertura mais crocante. Sirva quente sozinho, com sorvete de creme ou com o acompanhamento de sua preferência.

Uma sobremesa, milhares de combinações possíveis.

Além de combinar perfeitamente com maçã como recheio, essa receita é tão prática que apenas seguindo a base (a receita da cobertura) você tem a liberdade de experimentar as mais diversas combinações, podendo substituir a maçã por outras frutas como banana, pera, abacaxi ou mesmo um mix de frutas vermelhas de sua escolha.

Mas calma, toda essa praticidade não para no recheio, você pode experimentar mudanças até na massa! Como? Você pode, por exemplo, preparar a cobertura com cookies ou biscoitos de maizena ou leite, além de acrescentar outros cereais como a aveia.

Dica extra: o crumble harmoniza super bem com aquele chazinho de camomila e é uma ótima opção para as tardes de inverno ou primavera, por ser leve e saboroso e se permitir ser servido quente. Além disso, ele é sempre uma boa alternativa para refeições onde o prato principal também é servido quente.

Mas de onde o crumble surgiu afinal?

O crumble é a junção perfeita entre a praticidade na cozinha e o sabor de uma sobremesa rápida e ao mesmo tempo muito nutritiva, que surgiu a partir da necessidade criada pelo racionamento de alimentos durante a Segunda Guerra Mundial! Dá para acreditar?

Nascido no Reino Unido, mais especificamente na Grã-Bretanha, durante esse período tão conturbado, o crumble foi idealizado para economizar ingredientes, levando em consideração que não haviam insumos suficientes para o preparo das tortas tradicionais da região, e por isso a “massa” vai apenas na parte de cima da receita, criando uma crosta crocante e saborosa, que dispensa estar presente no fundo do prato também.

E o que fez com que ele ganhasse o mundo e esteja presente em diversas mesas ainda hoje? O fato de seu preparo simples e rápido fazer com que quem o prepara tenha muito mais tempo para realizar outras tarefas do dia a dia, como poder se dedicar ao prato principal, por exemplo.

A cargo de curiosidade, ainda existe uma outra receita (também conhecida por sua extrema praticidade) bastante tradicional nos Estados Unidos conhecida como crisp, entretanto, a sua cobertura costuma ser mais fina que a cobertura do crumble.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa receita tão especial? Então prepare ao modo que mais combina com o seu jeito e conte-nos o que você e seus convidados acharam.

RECEITAS

Confira as 4 dicas simples que separamos, sobre como reaproveitar a gema do ovo que não foi utilizada.

Aprenda a colocar o verão na decoração da casa.

Descubra agora de forma simples e rápida, como reaquecer o arroz de ontem deixando-o fresquinho como se fosse de hoje. Pode ter certeza que você nunca mais vai ter que se preocupar com isso novamente.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas sobre como escolher o pão ideal para o seu lanche, além de informações sobre quais recheios mais combinam com o pão. Aproveite para incrementar o lanche diário e deixá-lo ainda mais gostoso!

Aromatizar a água pode ser uma boa estratégia para aumentar o consumo da bebida. Confira nossas dicas de combinações inusitadas e deliciosas para deixar seu refresco ainda mais saboroso.

Receita de Espetinho Misto, preparado por nosso Chef Gourmet!

Confira nossa deliciosa versão de Salmão no forno com Abóbora.

Padrões, ou patterns, são uma espécie de estampa, geralmente geométricas, que podem ser utilizadas na decoração de diversos locais, tanto comerciais quanto residenciais. Dentro de uma casa, é possível aplicar esses padrões em todos os cômodos, incluindo a cozinha, local onde geralmente são dispostas cores lisas, mais sóbrias e tons neutros. A cozinha pode ser viva em suas cores como são todos os momentos vividos nela. Afinal, cozinhar é um ato de amor e a decoração com padrões proporciona justamente essa sensação de cuidado e carinho.

Prática e muito saborosa, confira nossa versão de Embrulhado de Queijo Brie!

Seja para construir ou repaginar o ambiente, a escolha das cores da cozinha é essencial para uma harmonização completa e que comunique a personalidade dos moradores.

É tão gostoso ver sua casa sempre limpa e cheirosa, não é mesmo? Nem sempre é fácil manter alguns cômodos organizados, principalmente a cozinha, que é onde se manuseiam os alimentos e é utilizada por todos os moradores em diversos períodos do dia. Por esse motivo, manter a cozinha cheirosa é um desafio, no entanto, com as dicas certas fica muito mais fácil manter esse ambiente livre de maus odores.

Você sempre por dentro das novidades da Fischer

Cadastre seu e-mail e receba com exclusividade nossas novidades e promoções