MAIS VISTOS

Técnicas para evitar irritação nos olhos ao cortar cebola

Compartilhe:

A cebola é um dos alimentos mais versáteis da culinária e no Brasil as mais comuns são a amarela, a roxa e a branca. No entanto, independentemente da cor, ela é ótima aliada no tempero e também possui diversos nutrientes que são benéficos à nossa saúde. 

 

Mas na hora de cortar cebola, nem sempre escapamos do choro e irritação nos olhos. E você sabe por que? O que faz a gente chorar é a liberação do gás, o sulfóxido de tiopropanal, resultante das combinações entre enzimas e outros compostos que já existem nas células do próprio alimento, mas que só se juntam na hora do corte.

 

Este gás chega aos nossos olhos e acaba reagindo com algumas moléculas de água que ficam ali dentro. Essa reação resulta num ácido, que é fraco, porém suficiente para irritação dos olhos. Nosso corpo produz então, depois de sentir a ardência, lágrimas para tentar expulsar essa substância.

 

Porém, com técnicas simples, você conseguirá evitar que essa reação não chegue até seus olhos. A Fischer listou 7 dicas, confira:  

 

1 – Antes de cortar a cebola, deixe de 10 a 15 minutos no freezer ou por 2 horas na geladeira. Este processo de resfriamento reduzirá a quantidade de enzimas ácidas e não altera o sabor do alimento.

2 – Acenda uma vela ou use uma vasilha com água quente ao lado da tábua de corte. As chamas ou a água quente atraem as enzimas e, assim, os olhos ficam mais protegidos. 

3 – Corte da forma certa. O jeito certeiro é começar com o corte ao meio, no sentido do comprimento. Confira na imagem:

4 – Ligue o ventilador na altura da barriga. O vento vai ajudar a levar o gás da cebola para longe do rosto.

5 –  Coloque um pouco de água na boca enquanto corta e só engula depois de terminar. Não se sabe ao certo o porquê dessa tática funcionar, porém ajuda muita gente.

6 – Lentes de contatos servem como uma barreira física. Caso você não use lentes, é possível pôr óculos de natação ou de mergulho.

7 – Molhar a cebola, as mãos e até ir jogando água durante o corte, também é uma alternativa. Desse jeito o gás irá reagir com a água e não com os olhos.

 

Dica extra: Use faca afiada. Pois facas serrilhadas ou cegas amassam a cebola, liberando ainda mais gás.

 

De fato, essas dicas funcionam. Mas e você, costuma usar algumas dessas citadas acima ou tem sua própria estratégia? Escreve lá no Facebook da Fischer qual método dá certo na sua cozinha.

E por falar em cozinha, que tal deixá-la ainda mais bonita e funcional? Com os eletrodomésticos da Fischer é possível. Confira aqui

RECEITAS

Confira as 4 dicas simples que separamos, sobre como reaproveitar a gema do ovo que não foi utilizada.

Descubra agora de forma simples e rápida, como reaquecer o arroz de ontem deixando-o fresquinho como se fosse de hoje. Pode ter certeza que você nunca mais vai ter que se preocupar com isso novamente.

Aprenda a colocar o verão na decoração da casa.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas sobre como escolher o pão ideal para o seu lanche, além de informações sobre quais recheios mais combinam com o pão. Aproveite para incrementar o lanche diário e deixá-lo ainda mais gostoso!

É tão gostoso ver sua casa sempre limpa e cheirosa, não é mesmo? Nem sempre é fácil manter alguns cômodos organizados, principalmente a cozinha, que é onde se manuseiam os alimentos e é utilizada por todos os moradores em diversos períodos do dia. Por esse motivo, manter a cozinha cheirosa é um desafio, no entanto, com as dicas certas fica muito mais fácil manter esse ambiente livre de maus odores.

Nós separamos algumas dicas simples e estilosas para te ajudar na decoração da área de churrasco da melhor maneira possível.

Aromatizar a água pode ser uma boa estratégia para aumentar o consumo da bebida. Confira nossas dicas de combinações inusitadas e deliciosas para deixar seu refresco ainda mais saboroso.

Seja para construir ou repaginar o ambiente, a escolha das cores da cozinha é essencial para uma harmonização completa e que comunique a personalidade dos moradores.

Padrões, ou patterns, são uma espécie de estampa, geralmente geométricas, que podem ser utilizadas na decoração de diversos locais, tanto comerciais quanto residenciais. Dentro de uma casa, é possível aplicar esses padrões em todos os cômodos, incluindo a cozinha, local onde geralmente são dispostas cores lisas, mais sóbrias e tons neutros. A cozinha pode ser viva em suas cores como são todos os momentos vividos nela. Afinal, cozinhar é um ato de amor e a decoração com padrões proporciona justamente essa sensação de cuidado e carinho.

Confira nossa deliciosa versão de Salmão no forno com Abóbora.

Quem cresceu com aquele cheirinho de pinhão na chapa na casa da avó ou se reuniu com os primos e primas para fazer uma “sapecada de pinhão” sabe a delícia que é viver o inverno no interior.

Receita de Espetinho Misto, preparado por nosso Chef Gourmet!

Você sempre por dentro das novidades da Fischer

Cadastre seu e-mail e receba com exclusividade nossas novidades e promoções