Época chuvosa? Saiba como acabar com o mofo e a umidade de uma vez por todas

Compartilhe:

Talvez você ainda não tenha percebido que aqueles minutinhos a mais embaixo do chuveiro quentinho, com as janelas fechadas e sem circulação de ar, podem ser prejudiciais para a sua saúde e, também, para a estrutura do seu imóvel.

Isso porque, a umidade serve como um convite para os fungos (especialmente o mofo) e ácaros, que podem desencadear alergias, além de serem grandes causadores de manchas e infiltrações, capazes de danificar totalmente as paredes do seu lar.

Por conta disso, quem tem alguma doença respiratória acaba sofrendo com a aparição desses visitantes: os fungos causadores de desastres na sua casa, também são altamente prejudiciais para a saúde, visto que se multiplicam com muita facilidade em algumas épocas do ano.

Pensando nesses eventuais problemas, que também se agravam em períodos de seca e de chuva, a Fischer trouxe algumas dicas importantíssimas para que você possa se prevenir, e claro, se livrar de uma vez por todas do mofo, da umidade e de todos os malefícios que eles causam no seu bem-estar.

Como combater o mofo e a umidade?

Quando se fala em combater, não quer dizer disfarçar ou eliminar por ora. Ou seja, o papel de parede ou a pintura não são bem-vindos se a solução não ser para a raiz do problema.

Felizmente, existem métodos que protegem as paredes da sua casa da invasão do temido mofo e umidade durante o ano todo. Portanto, se você quer evitar longas dores de cabeça, manutenções e reformas, aposte em procedimentos.

Impermeabilização é uma boa opção

Entre as principais recomendações estão encontrar um profissional qualificado, que identificará o melhor método e agirá de forma correta no momento da impermeabilização do seu lar. Essa atitude é capaz de evitar alguns prejuízos, além de garantir a sua segurança e a da sua família por um bom tempo.

Mas, para se livrar de uma vez por todos do mofo e da umidade, fique de olho em todos os locais de sua casa, bem como os armários do banheiro, os guarda-roupas e qualquer espaço que os fungos possam se esconder.

Por isso, aqui vão dez dicas para diminuir e prevenir o mofo e a umidade:

1 – Dê uma olhada em todos os cômodos e certifique-se que não existe nenhum foco de infiltração, e se houver, o elimine o mais rápido possível;

2 – Em ambiente arejado o mofo não se cria! Abra as janelas e dê uma chance para o ar entrar;

3 – A iluminação natural e o sol podem ser o seus grandes aliados contra a umidade;

4 – Você sabia que as plantas possuem a capacidade de absorver a umidade dos ambientes? Pois é! A samambaia, lírio da paz e o clorofito são ótimos exemplos, além de poderem ser utilizadas para a decoração de sua casa;

5 – Não tem jeito, a limpeza é indispensável. Uma dica é utilizar o vinagre para a limpeza das paredes e armários, evitando o surgimento de novos fungos;

6 – Abra o guarda-roupas, as gavetas e tudo que dificilmente circula ar por algumas horas;

7- Todos os móveis que puderem ser afastados das paredes, devem se manter afastados! Mas, se essa não é uma opção, uma placa de isopor no fundo do móvel pode ajudar (ah, e o isopor também pode ser colocado nos quadros);

8 – Sabe aquele banho quentinho que foi citado lá no início? Tudo bem, você não precisa abrir mão dele. Mas, depois de terminar, é bom deixar as janelas e a porta do banheiro abertas, para que todo o vapor vai saía e não de chance para a criação de mofo;

9 – Coloque pequenos pedaços de carvão e/ou giz (o que você preferir) dentro dos armários mais suscetíveis ao mofo e umidade. Quando estiverem úmidos, basta colocá-los no sol ou trocar por novos;

10 – O sal grosso pode ser um ótimo desumidificador natural. Por isso, encha pequenos recipientes com ele e deixe-os espalhados pelos ambientes da sua casa.

Dica extra: Depois que você se certificou que protegeu toda a sua casa, não se esqueça de cuidar de todos os tecidos expostos nela, como casacos e cobertores. Deixá-los tomar sol antes do uso é uma excelente maneira de evitar problemas.

Mas nem sempre o sol resolve

É comum guardar lá no fundo do guarda-roupa as peças mais quentinhas. Só que quando as estações mais frias finalmente chegam, só um solzinho não vai resolver. Você precisa pegar todas aquelas peças e lavar! Pouco adianta proteger toda a sua casa do mofo e da umidade, se você guarda peças com cheiro desagradável e cheias de mofo no seu guarda-roupas, não é mesmo?

Ei, lembre-se que nem só as roupas entram nesse jogo

As cortinas e tapetes também podem ser grandes acolhedores de mofo e de umidade! É importante lavá-los a cada seis meses, enquanto as roupas de cama devem ser trocadas pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, você evita o acúmulo de sujeira e germes.

E então, gostou das dicas da Fischer para manter a sua casa sequinha e aconchegante? A umidade e o mofo podem ser muito prejudiciais ao seu bem-estar e à sua saúde como a de sua família. Seguindo esses passos você vai dar um chega pra lá neles e poderá aproveitar esse friozinho de forma saudável e sem preocupações.

FOTOS

RECEITAS

Confira as 4 dicas simples que separamos, sobre como reaproveitar a gema do ovo que não foi utilizada.

Aprenda a colocar o verão na decoração da casa.

Descubra agora de forma simples e rápida, como reaquecer o arroz de ontem deixando-o fresquinho como se fosse de hoje. Pode ter certeza que você nunca mais vai ter que se preocupar com isso novamente.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas sobre como escolher o pão ideal para o seu lanche, além de informações sobre quais recheios mais combinam com o pão. Aproveite para incrementar o lanche diário e deixá-lo ainda mais gostoso!

Aromatizar a água pode ser uma boa estratégia para aumentar o consumo da bebida. Confira nossas dicas de combinações inusitadas e deliciosas para deixar seu refresco ainda mais saboroso.

Padrões, ou patterns, são uma espécie de estampa, geralmente geométricas, que podem ser utilizadas na decoração de diversos locais, tanto comerciais quanto residenciais. Dentro de uma casa, é possível aplicar esses padrões em todos os cômodos, incluindo a cozinha, local onde geralmente são dispostas cores lisas, mais sóbrias e tons neutros. A cozinha pode ser viva em suas cores como são todos os momentos vividos nela. Afinal, cozinhar é um ato de amor e a decoração com padrões proporciona justamente essa sensação de cuidado e carinho.

Confira nossa deliciosa versão de Salmão no forno com Abóbora.

Seja para construir ou repaginar o ambiente, a escolha das cores da cozinha é essencial para uma harmonização completa e que comunique a personalidade dos moradores.

Receita de Espetinho Misto, preparado por nosso Chef Gourmet!

É tão gostoso ver sua casa sempre limpa e cheirosa, não é mesmo? Nem sempre é fácil manter alguns cômodos organizados, principalmente a cozinha, que é onde se manuseiam os alimentos e é utilizada por todos os moradores em diversos períodos do dia. Por esse motivo, manter a cozinha cheirosa é um desafio, no entanto, com as dicas certas fica muito mais fácil manter esse ambiente livre de maus odores.

Quem cresceu com aquele cheirinho de pinhão na chapa na casa da avó ou se reuniu com os primos e primas para fazer uma “sapecada de pinhão” sabe a delícia que é viver o inverno no interior.

Você sempre por dentro das novidades da Fischer

Cadastre seu e-mail e receba com exclusividade nossas novidades e promoções