Decoração da cozinha? Aposte nos padrões

Compartilhe:

Padrões, ou patterns, são uma espécie de estampa, geralmente geométricas, que podem ser utilizadas na decoração de diversos locais, tanto comerciais quanto residenciais.

Dentro de uma casa, é possível aplicar esses padrões em todos os cômodos, incluindo a cozinha, local onde geralmente são dispostas cores lisas, mais sóbrias e tons neutros. A cozinha pode ser viva em suas cores como são todos os momentos vividos nela. Afinal, cozinhar é um ato de amor e a decoração com padrões proporciona justamente essa sensação de cuidado e carinho.

Como fazer decoração em padrões?

Esse tipo de decoração mistura formas geométricas e cores, podendo ser sutil ou preponderante no ambiente. Padrões podem ser aplicados desde as cortinas, tapetes e papéis de parede, à mobília e pequenos objetos. Não é fácil padronizá-los de forma harmônica, mas estamos aqui para lhe ajudar, Vamos lá?

Como selecionar tamanhos e cores?

A escolha das cores é a primeira coisa que você deve pensar antes de comprar o objeto ou pintar a parede. Primeiro é preciso pensar nos tons que você deseja que chamem mais a atenção na decoração, estes devem ser usados como fundo principal nos padrões que você irá escolher, principalmente se for em algo amplo como uma mesa, cortina ou parede.

O tamanho da mobília que se quer aplicar o padrão também é importante. Dê preferência para padrões com desenhos grandes para móveis ou espaços maiores que irão chamar mais a atenção, e aplique padrões menores em itens pequenos, como cadeiras ou almofadas.

Padrões com mais cores e formas vão dar mais luz e vida ao ambiente, enquanto padrões mais simples passam a sensação de tranquilidade. Se sua cozinha for muito pequena, invista em padrões com dimensões menores pois os grandes podem deixar a decoração caótica demais.

O tipo de estampa também influencia, aqueles com padrão floral ou cores abstratas suavizam a decoração, enquanto as mais geométricas com círculos, linhas e afins, criam ilusões visuais. Linhas verticais aumentam o pé direito e as horizontais alongam a divisão.

Como na cozinha há vários móveis, bancadas e objetos variados, os padrões são bem-vindos pois dão vida à monotonia monocromática do ambiente.

Misture os padrões

Dá sim para fazer um mix de padrões diversos sem deixar o ambiente “carregado” e desarmônico. A principal preocupação aqui é o equilíbrio, colocar vários padrões muito diferentes pode ficar visualmente exagerado ou escolher padrões muito parecidos tornar a cozinha monótona demais.

Para conseguir combinar os padrões com maestria, é preciso pensá-los de forma que estes compartilhem o mesmo efeito visual, seja o padrão geométrico, forma ou cor. Por exemplo, se você escolheu um padrão com círculos desenhados, combine-o com algum oposto, retangular ou triangular.

Uma dica bastante importante é escolher padrões com a mesma cor de fundo, de preferência neutros, ou repetir ao menos uma cor em cada padrão, assim um ponto vai puxando o outro e tudo fica mais agradável visualmente.

Para dar contraste, sobreponha almofadas ou protetores de cadeira de uma cor só ou quadros com moldura lisa nas paredes onde forem utilizados padrões.

Colocar tapetes no local também pode ser uma boa opção, até porque neles é possível investir em diversas texturas diferentes, coloridas ou tom sobre tom, e a melhor parte é que você pode trocá-los sempre que quiser.

Os acessórios e azulejos também podem e devem ser colocados como ponto decorativo na cozinha, principalmente se forem coloridos em tons lisos, contrastando com as outras estampas, com exceção dos azulejos que, quando bem escolhidas as estampas, ficam lindos em frente à parede da pia. É possível colocar livros, bowls, taças ou outros copos decorativos, caixas e dependendo do estilo da decoração, até as panelas e frigideiras podem fazer parte do composto.

Faça suas pesquisas, peça amostras dos tecidos e papéis de parede quando for comprar os móveis e objetos que irão compor o restante da decoração da cozinha. Se você estiver construindo ou decorando a casa toda, vale tentar estender o uso dos padrões para os demais cômodos, dando uma fluidez contínua a casa toda.
Confira nossas linhas de eletrodomésticos e descubra a que melhor combina com a sua cozinha!

– Linha Platinium
– Linha Infinity
– Linha Fit Line

FOTOS

RECEITAS

Confira as 4 dicas simples que separamos, sobre como reaproveitar a gema do ovo que não foi utilizada.

Descubra agora de forma simples e rápida, como reaquecer o arroz de ontem deixando-o fresquinho como se fosse de hoje. Pode ter certeza que você nunca mais vai ter que se preocupar com isso novamente.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas sobre como escolher o pão ideal para o seu lanche, além de informações sobre quais recheios mais combinam com o pão. Aproveite para incrementar o lanche diário e deixá-lo ainda mais gostoso!

Aromatizar a água pode ser uma boa estratégia para aumentar o consumo da bebida. Confira nossas dicas de combinações inusitadas e deliciosas para deixar seu refresco ainda mais saboroso.

Receita de Espetinho Misto, preparado por nosso Chef Gourmet!

Confira nossa deliciosa versão de Salmão no forno com Abóbora.

Prática e muito saborosa, confira nossa versão de Embrulhado de Queijo Brie!

Seja para construir ou repaginar o ambiente, a escolha das cores da cozinha é essencial para uma harmonização completa e que comunique a personalidade dos moradores.

Aprenda a colocar o verão na decoração da casa.

É tão gostoso ver sua casa sempre limpa e cheirosa, não é mesmo? Nem sempre é fácil manter alguns cômodos organizados, principalmente a cozinha, que é onde se manuseiam os alimentos e é utilizada por todos os moradores em diversos períodos do dia. Por esse motivo, manter a cozinha cheirosa é um desafio, no entanto, com as dicas certas fica muito mais fácil manter esse ambiente livre de maus odores.

Nós separamos algumas dicas de alimentos e bebidas para aquecer seu corpo nesse inverno, afinal, tem dias que os casacos não são suficientes e o único jeito de esquentar de verdade é de dentro para fora. Confira nossa rotina diária de alimentos para se manter quentinho.

Quem cresceu com aquele cheirinho de pinhão na chapa na casa da avó ou se reuniu com os primos e primas para fazer uma “sapecada de pinhão” sabe a delícia que é viver o inverno no interior.

Você sempre por dentro das novidades da Fischer

Cadastre seu e-mail e receba com exclusividade nossas novidades e promoções