MAIS VISTOS

Como usar pinhão em suas receitas

Compartilhe:

Quem cresceu com aquele cheirinho de pinhão na chapa na casa da avó ou se reuniu com os primos e primas para fazer uma “sapecada de pinhão” sabe a delícia que é viver o inverno no interior.

Quem mora na região sul ou já teve a oportunidade de visitar durante o inverno, ouve muito falar sobre o pinhão, a semente mais versátil da estação, afinal de contas, é possível fazer as mais variadas receitas com ela. Quer ver só?

De onde vem o pinhão?

O pinhão faz parte da cultura do frio na região sul, é uma semente encontrada dentro da pinha, o fruto do pinheiro. O pinheiro é um tipo de araucária, uma árvore comprida com galhos altos presente nos planaltos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de alguns pontos de São Paulo e Minas Gerais. A árvore se desenvolve melhor em regiões frias e em altitudes medianas, entre 600 e 1800 metros.

Colheita do pinhão

A colheita é feita de forma artesanal. Como os galhos do pinheiro são muito altos, é preciso de uma taquara, pedaço de madeira de longa extensão. Com a taquara em mãos, é preciso “cutucar” a pinha até ela cair. Uma vez que a pinha está no chão, é possível abri-la e encontrar as sementes do pinhão fresquinhas em seu interior.

A comilança começa logo no local da colheita com uma deliciosa “sapecada de pinhão”. É só jogar alguns pinhões soltos no chão, pegar grimpas secas, que são as folhas e galhos do pinheiro, e atear fogo. Quando o fogo se extinguir você terá um pinhão quentinho, pronto para o consumo.

Pinhão e saúde

O pinhão é uma semente de alto valor nutritivo, além de bastante saboroso, é rico em minerais, vitaminas A, C e E, e antioxidantes como magnésio e ferro, além de algumas gorduras monoinsaturadas associadas ao ácido pinoleico. A união destas substâncias ajuda a manter a saúde cardiovascular e dão a sensação de saciedade, tornando o pinhão uma ótima opção para quem está de dieta e deseja perder peso. Que tal preparar uma deliciosa salada de pinhão com quinoa e cheiro verde, para fazer o teste?

Como cozinhar o pinhão?

O pinhão é bastante versátil, pode ser cozido na panela de pressão com sal e ingerido assim mesmo, mas também pode ser utilizado em diversas receitas como saladas, lanches, bolos, tortas, acompanhamento de churrasco, dentre outras.

Os moradores da região serrana tem o costume de fazer a tradicional paçoca de pinhão, é só misturar carne moída, bem fritinha no fogão, depois acrescentar o pinhão também moído, calabresa, bacon, alho , sal, cheiro verde.

Para um saboroso café da tarde que tal um bolo de pinhão ou uma torta assada no forno elétrico a 180º, acompanhada daquele café passado no coador de pano? Dá até para sentir o cheirinho.

Um prato bastante típico das regiões frias é o entrevero. Para quem não sabe, esse prato é a união de várias carnes, pinhão e legumes. Dá para colocar carne de boi, porco e frango picadinhas, calabresa e depois o pinhão. Ao final, acrescentam-se pimentões amarelos, vermelhos e verdes, brócolis, tomate, cheiro verde, pimenta e sal a gosto. Por isso, é fundamental utilizar um fogão de alta potência e capacidade.

Como essa receita depende de fritura, recomendamos que seja utilizada uma coifa para filtrar a gordura e eliminar os odores.

Outra opção é fazer uma farofa de pinhão para acompanhar aquele churrasco de domingo assado na churrasqueira. Refogue bacon picadinho na frigideira, acrescente cebola e depois o pinhão e o alho. Quando estiver tudo douradinho, adicione a farinha de mandioca, salsinha e cebolinha. Sua família vai amar!

Tem até opções para os veganos, como esse nhoque de pinhão, que não utiliza nada de origem animal.

Dá para fazer cremes, risotos, sopas, e diversas outras receitas, a maioria bastante simples de fazer, é só usar a criatividade e colocar as mãos na massa.

FOTOS

RECEITAS

Confira as 4 dicas simples que separamos, sobre como reaproveitar a gema do ovo que não foi utilizada.

Descubra agora de forma simples e rápida, como reaquecer o arroz de ontem deixando-o fresquinho como se fosse de hoje. Pode ter certeza que você nunca mais vai ter que se preocupar com isso novamente.

Aprenda a colocar o verão na decoração da casa.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas sobre como escolher o pão ideal para o seu lanche, além de informações sobre quais recheios mais combinam com o pão. Aproveite para incrementar o lanche diário e deixá-lo ainda mais gostoso!

É tão gostoso ver sua casa sempre limpa e cheirosa, não é mesmo? Nem sempre é fácil manter alguns cômodos organizados, principalmente a cozinha, que é onde se manuseiam os alimentos e é utilizada por todos os moradores em diversos períodos do dia. Por esse motivo, manter a cozinha cheirosa é um desafio, no entanto, com as dicas certas fica muito mais fácil manter esse ambiente livre de maus odores.

Nós separamos algumas dicas simples e estilosas para te ajudar na decoração da área de churrasco da melhor maneira possível.

Aromatizar a água pode ser uma boa estratégia para aumentar o consumo da bebida. Confira nossas dicas de combinações inusitadas e deliciosas para deixar seu refresco ainda mais saboroso.

Seja para construir ou repaginar o ambiente, a escolha das cores da cozinha é essencial para uma harmonização completa e que comunique a personalidade dos moradores.

Padrões, ou patterns, são uma espécie de estampa, geralmente geométricas, que podem ser utilizadas na decoração de diversos locais, tanto comerciais quanto residenciais. Dentro de uma casa, é possível aplicar esses padrões em todos os cômodos, incluindo a cozinha, local onde geralmente são dispostas cores lisas, mais sóbrias e tons neutros. A cozinha pode ser viva em suas cores como são todos os momentos vividos nela. Afinal, cozinhar é um ato de amor e a decoração com padrões proporciona justamente essa sensação de cuidado e carinho.

Confira nossa deliciosa versão de Salmão no forno com Abóbora.

Quem cresceu com aquele cheirinho de pinhão na chapa na casa da avó ou se reuniu com os primos e primas para fazer uma “sapecada de pinhão” sabe a delícia que é viver o inverno no interior.

Receita de Espetinho Misto, preparado por nosso Chef Gourmet!

Você sempre por dentro das novidades da Fischer

Cadastre seu e-mail e receba com exclusividade nossas novidades e promoções