MAIS VISTOS

Benefícios de se incluir temperos e plantas nas suas comidas

Compartilhe:

O que vem à sua mente quando o assunto são PANCS? Calma, nós não estamos falando sobre música ou estilo, mas sim sobre os inúmeros benefícios que incluir mais temperos e plantas nas suas refeições pode oferecer.

Nem sempre estamos em busca da perda de peso, e muitas pessoas associam diretamente esse objetivo a mudanças alimentares, mas – felizmente – incluir novos sabores aos seus pratos trazem muito mais que isso. Hoje nós vamos te ajudar a descobrir quais são eles.

Mas afinal, o que são PANCS? E o que fazer com elas?

Bem, as PANCS, mais precisamente falando, Plantas Alimentícias Não Convencionais, como o próprio nome já diz, são aqueles vegetais os quais não são muito comuns na cozinha dos brasileiros, mas trazem tantos benefícios quanto os legumes e verduras mais conhecidos.

Mas quais são eles? Assim como os outros vegetais, há uma infinidade na variedade desse tipo de plantas que a natureza nos proporciona, e dentre eles os que mais vêm ganhando espaço nas mesas são o almeirão, a bertalha, o taioba, o dente de leão (sim, aquele que sopramos fazendo pedidos desde criança), a serralha, a ora-pro-nóbis, o hibisco e muitas outras.

Dentre algumas destas que citamos, você vai encontrar até flores! E claro, famosas por suas belezas naturais, elas podem ser uma forma criativa de deixar as suas produções culinárias ainda mais bonitas, além de saborosas.

Por serem extremamente fáceis de se cultivar, muitas vezes aparecem por conta própria em plantações ou mesmo quintais de nossas residências, você pode encontrar as PANCS em feiras livres e transformá-las em saladas, unindo-as a especiarias ou até adicioná-las a alguma receita pré-existente.

Mas por que inserir plantas tão incomuns na alimentação então?

Assim como os legumes e as verduras, os benefícios propostos pelas nutritivas PANCS à saúde também transitam entre agregar mais vitaminas, minerais e nutrientes ao nosso corpo e colaborar com o sistema digestivo e intestinal, evitando doenças que possam aparecer futuramente, fortalecendo o seu sistema imunológico.

E que tal deixar esse artigo com um tempero um pouco mais gourmet?

Chegou a hora de falar sobre eles que trazem muito mais sabor para nossos pratos, dão aquele toque final que faz toda a diferença e às vezes até são os responsáveis por salvar aquela receita que deu errado. Você sabe quais temperos não podem faltar no armário da sua cozinha e o porquê? Nós vamos te contar agora!

Alecrim: Capaz de te ajudar a manter sua pressão arterial estável, o alecrim ainda tem o poder de combater e diminuir os sintomas de problemas como a tosse, a gripe e até mesmo a asma!

Cominho: Além de auxiliar o corpo na hora da digestão, o cominho ainda é uma ótima fonte das vitaminas B e E, capaz de melhorar a qualidade do seu sono, memória e ainda deixar a sua pele mais bonita, contendo também anti-inflamatórios e antioxidantes.

Manjericão: Fonte de mais de 5 tipos de vitaminas diferentes (A, B, C, E e K), ferro, zinco, potássio e muito mais, o manjericão já ganhou o coração de boa parte dos brasileiros, mas ainda é válido ressaltar as suas propriedades que vão além do sabor, como sua ação analgésica, evitar infecções e ser antioxidante também.

Tomilho: Mais um grande aliado na hora de combater a tosse e os sintomas da bronquite, ajudar a baixar a sua pressão arterial e colesterol, o tomilho (em forma de óleo essencial) ainda é capaz de combater infecções, como as de boca e ouvido.

Noz-moscada: Responsável por ser aliada do cérebro e da concentração, a noz-moscada é um tempero que muito se ouve falar, mas pouco se vê usar. Com ação antioxidante, ela também ajuda a evitar ou melhorar o inchaço no corpo, e a cargo de curiosidade, ainda combate o mau hálito por ser antibactericida.

Pimenta rosa: Se você é fã das pimentas, também vai ser representado nesse post. Fonte de diversas vitaminas (A, B1, B2, B3, C e E), cálcio, fibras e ferro, a pimenta rosa ainda combate os radicais livres causadores de doenças como o câncer.

E ainda tem muito tempero que não está aqui na lista mas faz um super bem para a saúde, então a dica que fica é experimentar, inclusive unindo os temperos às PANCS! Você com certeza vai encontrar aquele toque que combina com o seu paladar ou prato preferido.

FOTOS

RECEITAS

Confira as 4 dicas simples que separamos, sobre como reaproveitar a gema do ovo que não foi utilizada.

Descubra agora de forma simples e rápida, como reaquecer o arroz de ontem deixando-o fresquinho como se fosse de hoje. Pode ter certeza que você nunca mais vai ter que se preocupar com isso novamente.

Aprenda a colocar o verão na decoração da casa.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas sobre como escolher o pão ideal para o seu lanche, além de informações sobre quais recheios mais combinam com o pão. Aproveite para incrementar o lanche diário e deixá-lo ainda mais gostoso!

Aromatizar a água pode ser uma boa estratégia para aumentar o consumo da bebida. Confira nossas dicas de combinações inusitadas e deliciosas para deixar seu refresco ainda mais saboroso.

É tão gostoso ver sua casa sempre limpa e cheirosa, não é mesmo? Nem sempre é fácil manter alguns cômodos organizados, principalmente a cozinha, que é onde se manuseiam os alimentos e é utilizada por todos os moradores em diversos períodos do dia. Por esse motivo, manter a cozinha cheirosa é um desafio, no entanto, com as dicas certas fica muito mais fácil manter esse ambiente livre de maus odores.

Seja para construir ou repaginar o ambiente, a escolha das cores da cozinha é essencial para uma harmonização completa e que comunique a personalidade dos moradores.

Padrões, ou patterns, são uma espécie de estampa, geralmente geométricas, que podem ser utilizadas na decoração de diversos locais, tanto comerciais quanto residenciais. Dentro de uma casa, é possível aplicar esses padrões em todos os cômodos, incluindo a cozinha, local onde geralmente são dispostas cores lisas, mais sóbrias e tons neutros. A cozinha pode ser viva em suas cores como são todos os momentos vividos nela. Afinal, cozinhar é um ato de amor e a decoração com padrões proporciona justamente essa sensação de cuidado e carinho.

Confira nossa deliciosa versão de Salmão no forno com Abóbora.

Receita de Espetinho Misto, preparado por nosso Chef Gourmet!

Quem cresceu com aquele cheirinho de pinhão na chapa na casa da avó ou se reuniu com os primos e primas para fazer uma “sapecada de pinhão” sabe a delícia que é viver o inverno no interior.

Nós separamos algumas dicas simples e estilosas para te ajudar na decoração da área de churrasco da melhor maneira possível.

Você sempre por dentro das novidades da Fischer

Cadastre seu e-mail e receba com exclusividade nossas novidades e promoções