ROSCA DE RICOTA
Rendimento: 1 rosca grande
Tempo de preparo: 100 minutos
Ingredientes
Massa Básica para Pães Doces
½ kg de farinha de trigo
100g de manteiga
3 ovos
1 pitada de vanilina
1 envelope de fermento biológico seco
100g de açúcar
1 xícara (chá) de água (aproximadamente)
1 pitada de sal
Ingredientes
Recheio de Ricota
200g de ricota (processada no Multiprocessador Arno)
100g de frutas cristalizadas (processadas)
50g de passas sem sementes
150g de açúcar
1 ovo
Ingredientes
Decoração
Açúcar de confeiteiro (para polvilhar)
1 ovo batido (para pincelar)
Modo de preparo
Massa
Em uma tigela, misture 50g de farinha, o fermento e um pouco da água. Mexa, cubra e deixe fermentar até crescer. Na batedeira, coloque a mistura fermentada e o restante dos ingredientes. Bata até obter uma massa macia que não grude nas mãos. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
Modo de Preparo
Recheio
Misture a ricota, as frutas cristalizadas, as passas, o açúcar e o ovo. Mexa até obter um recheio homogêneo. Reserve. Abra a outra metade da massa básica com um rolo. Espalhe o recheio de ricota uniformemente. Enrole como um rocambole e una bem as pontas, formando a rosca. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Pincele com ovo batido. Deixe levedar por 30 minutos. Pincele novamente com ovo.
Leve ao Forno Fischer preaquecido a 200°C por 30 minutos, até dourar. Depois de fria, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.