BOLO DE NOZES COM RECHEIO DE OVOS MOLES E FIOS DE OVOS
Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Ingredientes
Pão de Ló
6 ovos
250g de açúcar
150g de farinha de trigo
80g de nozes trituradas
20g de farinha de rosca
1 colher (café) de fermento em pó
Cerejas em calda para decorar
Ingredientes
Ovos Moles
500g de açúcar refinado
300ml de água
30 gemas de ovos coadas
Ingredientes
Fios de Ovos
1 kg de açúcar
1 litro de água
3 gotas de essência de baunilha
30 gemas de ovos
Modo de preparo
Pão de Ló
Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro, fofo e volumoso. Retire da batedeira e acrescente delicadamente a farinha de trigo misturada com as nozes trituradas, a farinha de rosca e o fermento em pó, envolvendo com movimentos suaves de baixo para cima, para não perder a aeração. Despeje a massa em uma assadeira retangular (25 × 35 cm) forrada com papel-manteiga. Leve ao Forno Fischer preaquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja levemente dourado e firme ao toque. Retire do forno e desenforme ainda quente sobre um pano limpo e levemente úmido. Reserve.
Modo de preparo
Ovos Moles
Coloque uma panela no Cooktop Fischer e leve ao fogo o açúcar e a água, sem mexer, até ferver e atingir o ponto de fio fino, cerca de 15 minutos. Retire do fogo e deixe a calda esfriar levemente. Acrescente as gemas coadas e volte ao fogo baixo, mexendo suavemente com movimentos de vai e vem, até atingir a consistência cremosa desejada. Retire do fogo e reserve.
Modo de preparo
Fios de Ovos
Passe as gemas delicadamente por uma peneira fina para retirar a película. Reserve. Em uma panela, leve ao fogo o açúcar e a água, mexendo apenas até dissolver o açúcar. Depois, deixe ferver sem mexer até atingir o ponto de fio, cerca de 20 minutos. Acrescente a essência de baunilha. Coloque as gemas em um funil próprio para fios de ovos e vá despejando lentamente sobre a calda quente, movimentando o funil para formar os fios. Com o auxílio de uma escumadeira, retire os fios e transfira para uma travessa. Repita o processo até finalizar as gemas. Com o pão de ló ainda sobre o pano, espalhe uma camada generosa de ovos moles sobre toda a superfície e enrole cuidadosamente como um rocambole. Cubra com uma camada fina de ovos moles, decore com os fios de ovos e finalize com cerejas em calda.